Niemann-Pick tipo C faz parte de um grupo de doenças genéticas raras e progressivas chamadas Niemann-Pick que podem se manifestar em todas as fases da vida e em indivíduos de ambos os sexos.
São desordens que comprometem o metabolismo de lipídios na célula, levando a sintomas graves que podem acontecer em diversas partes do corpo, incluindo sintomas neurológicos.
Niemann-Pick tipo C tem incidência estimada em aproximadamente 1 caso para cada 100 mil nascidos vivos. A raridade da doença, bem como a inespecificidade das manifestações clínicas, tornam o diagnóstico demorado, o que reflete na piora da qualidade de vida do paciente.
Conheça mais sobre o grupo de doenças, com destaque para Niemann-Pick tipo C, seus sintomas, causas genéticas e a importância do diagnóstico genético para a condição.
O que é Niemann-Pick?
Niemann Pick é um grupo de doenças de depósito lisossômico (ou doenças lisossômicas) caracterizadas por alterações em proteínas que são importantes para o metabolismo e a distribuição de lipídios nas células.
Lisossomos são compartimentos celulares envolvidos com a reciclagem e digestão de moléculas dentro das células.
Por causa dessas alterações, os lipídios se acumulam e não são usados adequadamente pela célula, o que provoca sua morte, causando danos em diversos tecidos e órgãos e levando aos sintomas das doenças.
Tipos das doenças de Niemann-Pick
As doenças de Niemann-Pick são classificadas de acordo com a causa genética e os sinais e sintomas que manifestam.
- Doença de Niemann-Pick tipo A: é a forma mais grave, cujos sinais e sintomas se apresentam já nos primeiros meses de vida, geralmente antes dos 3 meses. Causa inicialmente hepatoesplenomegalia (aumento do fígado e baço) e retardo do crescimento, evoluindo depois para sérios danos neurológicos, com perda das habilidades mentais e problemas motores. Geralmente é fatal antes dos três anos de idade.
- Doença de Niemann-Pick tipo B: os sinais e sintomas se iniciam mais tarde, geralmente no meio ou final da infância, e o quadro não tende a ser tão grave quanto o da condição anterior. Os sintomas podem envolver hepatoesplenomegalia, doença pulmonar intersticial, trombocitopenia (número reduzido de plaquetas) e atraso no crescimento ósseo. Raramente envolve comprometimento do cérebro.
Os tipos A e B da doença de Niemann-Pick são causados por alterações no gene SMPD1, que levam à deficiência ou ausência da enzima esfingomielinase ácida, presente nos lisossomos, e provocam o acúmulo de moléculas lipídicas de esfingomielinas dentro das células, atingindo níveis tóxicos. As condições causadas por alterações no gene SMPD1 também são chamadas de Deficiência de Esfingomielinase Ácida. |
- Doença de Niemann-Pick tipo C: pode se desenvolver nos primeiros anos de vida, na adolescência ou na idade adulta. Envolve sintomas diversos que abrangem manifestações no fígado, baço, cérebro e controle motor.
O que causa a doença de Niemann-Pick tipo C?
A doença de Niemann-Pick tipo C é causada por variantes patogênicas nos genes NPC1 ou NPC2 e apresenta padrão de herança autossômica recessiva.
A doença ainda pode ser classificada como Niemann-Pick tipo C1, se o gene alterado for NPC1, ou Niemann-Pick tipo C2, se o gene alterado for NPC2.
Cerca de 95% dos casos de Niemann-Pick tipo C são causados por mutações no gene NPC1, enquanto que apenas 5% correspondem a alterações no gene NPC2.
As alterações em NPC1 e NPC2 causam defeitos em proteínas que estão presentes nos lisossomos e nos endossomos tardios, e são responsáveis pelo transporte e mobilização intracelular de moléculas lipídicas, como o colesterol, que desempenham diversas funções para as células.
Endossomos são compartimentos celulares que também estão relacionados ao transporte e metabolismo de moléculas na célula.
Quando essas proteínas não funcionam corretamente ocorre o acúmulo de colesterol e outros lipídios dentro dos lisossomos e endossomos tardios, provocando danos celulares e, por consequência, aos tecidos e órgãos.

Quais são os sintomas da doença de Niemann-Pick tipo C?
A doença de Niemann-Pick tipo C pode se apresentar de forma variável entre os pacientes. Além disso, os sinais e sintomas, que abrangem diversas manifestações viscerais, neurológicas e psiquiátricas, costumam variar de acordo com a idade em que se iniciam.
Conheça alguns desses sintomas e as formas em que a doença pode se apresentar:
- Pré e perinatal (pouco antes ou depois do nascimento): acúmulo de fluido na cavidade abdominal, colestase e seus sintomas relacionados (como icterícia), aumento do fígado e baço, e doença pulmonar, que podem levar ao agravamento do quadro.
- Início da infância: indivíduos podem apresentar como único sinal por algum tempo o aumento do fígado e do baço. Em alguns casos podem ocorrer icterícia prolongada, hipotonia e atraso no desenvolvimento psicomotor.
- Meio e final da infância: podem ocorrer ataxia (dificuldade em manter a coordenação), quedas frequentes, disartria (dificuldade em articular as palavras) e disfagia (dificuldade em deglutir). Em alguns casos acontecem crises epilépticas, distonia (contrações musculares involuntárias) e cataplexia gelástica (perda repentina de tônus muscular associada ao riso ou choro). Com o passar do tempo, os indivíduos afetados podem ter perda de audição.
Um achado precoce característico em crianças com a doença de Niemann-Pick tipo C é o comprometimento da capacidade de olhar para cima e para baixo.
- Juvenil: pode ocorrer hepatoesplenomegalia ou esplenomegalia de forma isolada, ou junto a manifestações neurológicas e psiquiátricas, como baixo desempenho escolar, problemas na aprendizagem, perda da habilidade de fala, quedas frequentes, convulsões e problemas comportamentais.
- Adolescência e idade adulta: o aumento no tamanho do baço pode ser um dos sintomas, que podem incluir também as mesmas manifestações neurológicas e motoras que acontecem na infância, mas que tendem a progredir mais lentamente. Podem estar presentes dificuldades de aprendizagem, declínio cognitivo e demência. Na idade adulta se intensificam problemas com a realização de tarefas complexas de pensamento e de raciocínio, dificuldade de organização e planejamento.
Esses sinais e sintomas não são apresentados por todos os pacientes da doença e as manifestações fenotípicas mais comuns de uma fase podem se apresentar em outra, ocorrendo sobreposição.
O prognóstico varia de acordo com o início e progressão dos sintomas de cada paciente, sendo que, de forma geral, quanto mais precoce o início dos sintomas neurológicos associados à Niemann-Pick tipo C – mais grave a doença.
Como é o tratamento para a doença de Niemann-Pick tipo C?
O tratamento para Niemann-Pick tipo C consiste no manejo dos sintomas apresentados pelo paciente, já que não existe uma cura específica para a doença. Recomenda-se terapia de suporte auxiliada por equipe multidisciplinar que pode ser composta por pediatras, neurologistas, fisioterapeutas, oftalmologistas, psiquiatras, gastroenterologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros especialistas.
O tratamento busca reduzir as dificuldades impostas pela doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Todo tratamento deve ser recomendado e acompanhado por um especialista. Procure um médico!
Como é o diagnóstico da doença de Niemann-Pick tipo C?
O diagnóstico da doença de Niemann-Pick tipo-C pode ser um desafio para os médicos: a doença é rara, muitas vezes pouco conhecida pelos especialistas e os sintomas e sinais são heterogêneos e podem ser confundidos com os de outras doenças (adultos, por exemplo, podem ser diagnosticados incorretamente com doenças psiquiátricas).
O erro e o atraso no diagnóstico implicam em desgaste físico e emocional dos pacientes e de sua família. Assim, o diagnóstico assertivo e rápido ajuda no prognóstico e qualidade de vida dos envolvidos.
O diagnóstico da doença de Niemann-Pick tipo C é realizado a partir da suspeita médica, que é confirmada por uma combinação de exames clínicos, laboratoriais e genéticos.
É importante que, sempre que possível, o paciente com suspeita da doença seja encaminhado para um centro de referência para doenças raras, a fim de estar em contato com especialistas na área.
Importância do diagnóstico genético para Niemann-Pick tipo C
Testes genéticos que avaliam a presença de alterações nos genes NPC1 e NPC2 são importantes ferramentas para o diagnóstico de Niemann-Pick tipo C devido à especificidade que trazem e como forma de diagnóstico diferencial para doenças semelhantes, como a doença de Gaucher.
A alteração em exames bioquímicos apesar de ser forte evidência para a doença, deve ser confirmada por exames de diagnóstico genético.
Diversas técnicas genéticas podem ser empregadas para o diagnóstico da doença de Niemann-Pick tipo C, como o método de Sanger, Sequenciamento de Nova Geração (NGS) e Multiplex Ligation-dependent Probe Amplification (MLPA).
Mendelics e o diagnóstico de Niemann-Pick tipo C
Para auxiliar no diagnóstico de Niemann-Pick tipo C, a Mendelics oferece diversos exames genéticos que avaliam alterações presentes nos genes NPC1 e NPC2, pela técnica de Sequenciamento de Nova Geração (NGS), como o Painel de Doenças Tratáveis e o Painel de Ataxias.
Todo exame de diagnóstico genético precisa de pedido médico para ser realizado.
Se tiver dúvidas sobre a doença de Niemann-Pick tipo C ou sobre os exames realizados pela Mendelics, entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone (11) 5096-6001.
Revisão
A doença de Niemann-Pick tipo C é uma doença de depósito lisossômico causada por variantes patogênicas nos genes NPC1 ou NPC2 e apresenta padrão de herança autossômica recessiva. Apresenta manifestações clínicas diversas com sintomas viscerais, neurológicos e psiquiátricos.
Alterações nos genes NPC1 e NPC2 levam a ausência ou deficiência de proteínas importantes para a mobilidade intracelular de moléculas lipídicas, como o colesterol. O acúmulo de colesterol e outros lipídios dentro dos lisossomos e endossomos tardios provoca danos celulares e, por consequência, aos tecidos e órgãos.
A alteração em exames bioquímicos apesar de ser forte evidência para a doença de Niemann-Pick tipo C, deve ser confirmada com exames de diagnóstico genético, que fornecem um diagnóstico assertivo.
Referências bibliográficas
- Bajwa H, Azhar W. Niemann-Pick Disease. PubMed. 2023
- Niemann-Pick disease. MedlinePlus Genetics. Acessado em: 22/08/2023
- Niemann-Pick Disease. National Institute of Neurological Disorders and Stroke. Acessado em: 22/08/2023
- Wasserstein MP, Schuchman EH. Acid Sphingomyelinase Deficiency. PubMed. 2023
- SMPD1 gene. MedlinePlus Genetics. Acessado em: 22/08/2023
- Colombo A, Dinkel L, Müller SA, et al. Loss of NPC1 enhances phagocytic uptake and impairs lipid trafficking in microglia. Nature Communications. 2021.
- Niemann Pick Disease Type C. NORD (National Organization for Rare Disorders). Acessado em: 23/08/2023
- Patterson M. Niemann-Pick Disease Type C. Gene Reviews. Acessado em: 23/08/2023
- Patterson MC, Clayton P, Gissen P, et al. Recommendations for the detection and diagnosis of Niemann-Pick disease type C. Neurology: Clinical Practice. 2017
- Vanier MT, Gissen P, Bauer P, et al. Diagnostic tests for Niemann-Pick disease type C (NP-C): A critical review. Molecular Genetics and Metabolism. 2016
- Sitarska D, Ługowska A. Laboratory diagnosis of the Niemann-Pick type C disease: an inherited neurodegenerative disorder of cholesterol metabolism. Metabolic Brain Disease. 2019
Deixe um comentário