No Outubro Rosa, a Mendelics preparou uma lista com filmes que retratam na ficção momentos vividos por pacientes com câncer de mama. Confira!
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta mulheres no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), com uma incidência de cerca de 60 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A doença é associada a fatores de risco não genéticos, como idade acima dos 50 anos, obesidade e tabagismo, e/ou fatores de risco hereditários, cujos casos de câncer representam cerca de 10% do total.
No Outubro Rosa, mês de conscientização a respeito da doença, a Mendelics preparou uma lista de filmes que retratam na ficção a vida de pacientes com câncer de mama e de profissionais da saúde envolvidos com o tratamento da doença. Confira!
Já estou com saudades (Miss you already), 2015
Nesta comédia dramática estrelada por Toni Collette e Drew Barrymore, duas amigas de infância enfrentam juntas dramas diferentes que acontecem em suas vidas. Jess (interpretada por Drew Barrymore) está tentando engravidar e Milly (vivida por Toni Collette) é diagnosticada com câncer de mama.
O filme retrata como Milly enfrenta dificuldades em lidar com a notícia, que é contada aos seus amigos e familiares depois de muita relutância de sua parte. Em meio a tantas inseguranças, Milly passa por diversas sessões de quimioterapia e enfrenta alguns dos efeitos colaterais que podem acontecer por causa do tratamento, como enjoos, fraqueza e a queda de cabelo.
A obra mostra também os procedimentos cirúrgicos que Milly realiza e como esses mexem com sua autoestima e com a forma como ela se vê e se reconhece.
O filme também mostra a importância da amizade e do apoio da família em momentos difíceis e a reação de Milly ao descobrir que tem focos do câncer no cérebro (metástase).
MetástaseÉ um complexo processo pelo qual um tumor consegue se espalhar e crescer em um outro órgão, distante do local original. A ocorrência de metástase influencia diretamente no prognóstico da doença. |
Graça e coragem (Grace and grit), 2021
O filme retrata a vida de um jovem casal, Terry (interpretada por Mena Suvari) e Ken (interpretado por Stuart Townsend), que recebe a notícia de que o nódulo que Terry notou em sua mama é, na verdade, um tumor maligno.
Ambientada nos anos 1980, a obra mostra a busca de Terry e Ken por um tratamento que a cure da doença que, aos poucos, se espalha para outros órgãos, deixando Terry cada vez mais debilitada.
Ao longo da história, Terry se submete a diversos tratamentos, alguns ainda experimentais na época, e se consulta com diferentes especialistas, inclusive de outros países.
Baseado em uma história realO filme é baseado em um livro que conta a história real do casal Terry “Treya” Killam Wilber e Ken Wilber, na busca pela cura de Terry. Wilber é o autor do livro que deu origem ao longa, que se tornou um best-seller após seu lançamento em 1991. |
Uma chance para viver (Living proof), 2008
Baseada em acontecimentos reais, a obra acompanha parte da história do desenvolvimento da droga trastuzumabe (conhecida por um de seus nomes comerciais, Herceptin), descoberta pelo Dr. Dennis Joseph Slamon (interpretado por Harry Connick Jr.), e que revolucionou o tratamento do câncer desde sua aprovação em 1998.
O filme se passa no final da década de 1980 – início da década de 1990 e Dr. Slamon é um médico oncologista que trabalha na Universidade da Califórnia (UCLA) e se dedica ao desenvolvimento de um medicamento para tratar um tipo de câncer de mama agressivo, conhecido como HER2 positivo.
No filme são mostrados os desafios para conseguir financiamento, os passos da pesquisa desenvolvida pelo médico, os testes em animais, a aprovação dos testes do medicamento pelos órgãos regulatórios, a busca por voluntários que se encaixam no perfil dos ensaios clínicos e os resultados apresentados pelos pacientes.
Tumores do tipo HER2 positivoAlguns tumores de câncer de mama, chamados HER2 positivos, apresentam células com uma quantidade aumentada da proteína HER2 na membrana celular, o que provoca o rápido crescimento das células de câncer. |
Nosso amor (Ordinary love), 2019
O filme retrata a comovente história de Joan e Tom, um casal de meia-idade, interpretado por Lesley Manville e Liam Neeson, com anos de relacionamento e que precisa enfrentar os desafios trazidos pela descoberta de um câncer de mama na esposa.
A história mostra desde a descoberta do nódulo na mama, durante o banho, bem como os procedimentos médicos para o diagnóstico, os tratamentos com os medicamentos e cirurgias, e os efeitos colaterais sentidos por Joan.
No filme são abordadas as dificuldades e os medos vividos por Joan durante o tratamento da doença e o apoio que seu marido Tom e outros amigos lhe oferecem. Alguns dos personagens do filme são interpretados por médicos, enfermeiras e técnicos que na vida real trabalham com pacientes que têm câncer.
The bold type
Além dos filmes da lista, você pode conhecer também uma série que aborda o câncer de mama hereditário em The bold type: a jornada de uma portadora de mutação nos genes BRCA1 e BRCA2.
Os filmes sugeridos nesta lista retratam de forma ficcional e artística as histórias de pessoas que enfrentaram o câncer de mama e de profissionais que trabalharam com o tratamento para a doença, não refletindo, necessariamente, a realidade.
Mendelics e o câncer de mama hereditário
Apenas em 2020 mais de 2 milhões de casos de câncer de mama foram diagnosticados no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Cerca de 10% dos casos de câncer de mama são hereditários.
A Mendelics tem diferentes testes que avaliam alterações (mutações) em genes que aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de mama hereditário, como o Painel de Câncer de Mama e Ovário Hereditários e o MLPA (Amplificação Multiplex de Sondas Dependente de Ligação) para BRCA1, BRCA2 e outros genes que podem ter variantes germinativas associadas à doença.
Todo exame genético de diagnóstico só é feito a partir de um pedido médico.
Tem alguma dúvida sobre nossos exames? Entre em contato conosco pelo telefone (11) 5096-6001 ou pelo site.
Revisão |
Qual é a história retratada pelo filme Já sinto saudades?O filme conta a história de duas amigas de infância em momentos diferentes da vida, uma que é diagnosticada com câncer de mama e a outra que enfrenta dificuldades para engravidar.
O filme Graça e coragem é baseado em uma história real? Sim, o filme é baseado na história do casal Terry “Treya” Killam Wilber e Ken Wilber, na busca pela cura do câncer de mama que Terry descobre logo após o casamento. Qual filme retrata a história do desenvolvimento do medicamento Herceptin? O filme Uma chance para viver conta a história de Dr. Dennis Joseph Slamon que desenvolveu o medicamento trastuzumabe (sendo Herceptin um dos nomes comerciais). Quais filmes abordam pessoas com câncer? Os filmes Já sinto saudades, Graça e coragem e Nosso amor retratam personagens com câncer de mama. |
Referências
- Oncoguia I. Estatísticas para Câncer de Mama. Instituto Oncoguia.
- Park M, Kim D, Ko S, Kim A, Mo K, Yoon H. Breast Cancer Metastasis: Mechanisms and Therapeutic Implications. International Journal of Molecular Sciences. 2022;23(12):6806.
- Breast Cancer – Metastatic – Introduction. Published May 19, 2017.
- Zajanckauskaite E. Miss You Already. The Lancet Oncology. 2015;16(15):1460-1461.
- Dawson A. Mena Suvari Shows Grace And Grit In Love Story That Transcends Death. Forbes. Accessed October 6, 2022
- Giridhar K. What to know about HER2-positive breast cancer. Mayo Clinic. Published 2018.
- American Cancer Society. Targeted Drug Therapy for Breast Cancer. Cancer.org. Published 2012.
- Herceptin has saved countless women’s lives and earned UCLA’s Dr. Dennis Slamon the Lasker Award – Physicians Update – UCLA Health – Los Angeles, CA
- Current and future burden of breast cancer: global statistics for 2020 and 2040 – IARC.
Deixe um comentário