A história da Mendelics
A última década na Medicina foi marcada pelas grandes inovações que a genética trouxe para as áreas de oncologia, doenças raras e medicina reprodutiva. Essa revolução só foi possível com o advento dos primeiros sequenciadores de Nova Geração (Next Generation Sequencing, NGS), a partir da segunda metade da década de 2000.
Esses equipamentos aumentaram em milhões de vezes a capacidade de análise do genoma humano e reduziram o custo e tempo de sequenciamento.
A história da Mendelics iniciou-se em 2012, quando o NGS ainda era uma técnica emergente que começava a ser utilizada na pesquisa acadêmica e em alguns laboratórios de diagnóstico nos EUA e na Europa.
No começo de sua trajetória a empresa ofereceria serviços de análises de dados de NGS em um programa de desenvolvimento próprio, chamado de Abracadabra®. Porém, a missão de nossos fundadores de oferecer um diagnóstico genético de qualidade, levou-os a expandir o escopo da empresa e implantar o primeiro laboratório de NGS do país.
Nossa missão é tornar o diagnóstico genético rápido, preciso e acessível para todos que necessitam
Com a maior estrutura laboratorial de sequenciamento da América Latina e com processos técnicos e de análises pioneiros e com padrão de qualidade internacionais, a Mendelics rapidamente consolidou-se como referência em análises genéticas.
A Mendelics é único laboratório de base genômica latino americano a obter as acreditações do CAP (Colégio Americano de Patologistas – #8671464), da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro de acordo com a ABNT NBR ISO 15189 pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC- #32290508). Além da qualidade técnica, desenvolvemos também uma eficiente estrutura logístico-operacional para atender nossos clientes em qualquer lugar da América Latina.
Além de exames de sequenciamento, ao longo dos anos expandimos o nosso portfólio para oferecer um número cada vez maior de exames genéticos, incluindo MLPA (Amplificação Multiplex de Sondas Dependente de Ligação), SNP-Array (Microarranjos de DNA de alta densidade), NIPT (Teste genético pré-natal não invasivo), entre outros.
Também revolucionamos a forma como fazemos triagem neonatal no Brasil com o desenvolvimento do Teste da Bochechinha.
Ao trazer a tecnologia de NGS para o Brasil e oferecer exames genéticos complexos a preços acessíveis, contribuímos para democratizar o acesso ao diagnóstico genético e divulgar esse tipo de exame entre os médicos, operadoras de saúde e pacientes.
Com a missão de contribuir também para a comunidade científica, a Mendelics já submeteu, com a permissão dos pacientes e de forma anonimizada, mais de 9300 variantes no banco de dados ClinVar do National Center for Biotechnology Information. Estamos entre os 20 maiores submissores mundiais desse banco, e o segundo maior submissor fora dos EUA.
A liderança do diagnóstico genético na América Latina e a credibilidade internacional que alcançamos é resultado da eficiência de todos os setores da nossa empresa e do apoio e confiança de nossos clientes, médicos, parceiros e pacientes.
Com mais de 100.000 amostras processadas e com uma equipe de mais 100 colaboradores na América Latina, prosseguimos com a nossa missão de tornar o diagnóstico genéticos acessível a todos que precisam.
Clique e saiba mais sobre como Mendelics tornou-se referência em análises genéticas no Brasil
0 comentários