Entenda mais sobre o Sequenciamento Completo do Exoma (SCE)

O Sequenciamento Completo do Exoma (SCE, do inglês Whole Exome Sequencing) ou apenas “Exoma” é um exame de Sequenciamento de Nova Geração (Next-Generation Sequencing, NGS)  que analisa simultaneamente quase todos os éxons do genoma humano.

Entenda mais nesse artigo sobre o que é o exoma e qual a sua importância e aplicação no diagnóstico genético.


O que é o exoma?

O genoma humano é o conjunto total de DNA presente em cada uma das nossas células. É composto por 3 bilhões de pares de bases (A de adenina, C de citocina, T de timina e G de guanina) e contém aproximadamente 20.000 genes.

Os genes são a parte nosso genoma que contém a informação para a produção de proteínas – são constituídos por éxons e íntrons, mas apenas os éxons codificam proteínas (Figura 1).

 

As proteínas, por sua vez, são responsáveis por todas as informações necessárias para o perfeito funcionamento do corpo e por nossas características físicas.

O “Exoma” é o conjunto dos éxons do genoma humano. Embora o exoma represente apenas 2% do total do genoma, aproximadamente 85% das alterações genéticas que causam doenças monogênicas estão localizadas nos éxons.

Genética à mão – O que é genoma e exoma

Para facilitar a visualização e o entendimento sobre o Exoma, assista ao vídeo da série Genética à mão, onde explicamos o termo exoma e genoma através de ilustrações.

 

Para que serve o sequenciamento do exoma?

O “Exoma” utiliza a técnica NGS para identificar alterações na sequência dos éxons que possam afetar a função das proteínas e relacioná-las com quadros clínicos.

Como é capaz de analisar simultaneamente quase todos os éxons do genoma humano é uma ferramenta poderosa para diagnosticar milhares de doenças genéticas.

O NGS permite que centenas de regiões do DNA sejam sequenciadas simultaneamente, gerando resultados precisos de maneira mais rápida e econômica. Para saber mais sobre o NGS, leia esse artigo.

O exame pode ser solicitado para pacientes com suspeita de doença genética já conhecida (exemplo: síndromes genéticas, beta-talassemia) e para pacientes com quadros clínicos de causa desconhecida e que podem ter origem genética (exemplo: deficiência intelectual).

Também é recomendado para casos que permanecem sem diagnóstico após investigação por outros exames genéticos, como SNP-array e MLPA.

O Exoma também pode ser indicado quando há suspeita de doença causada por múltiplos genes para a qual não exista um exame de Painel com todos os genes de interesse.

Entenda com o exoma pode beneficiar pacientes com Deficiência Intelectual neste artigo.

 

Qual é a diferença entre o Exoma e outros exames genéticos?

Cada exame genético utiliza uma técnica focada em analisar uma região específica em busca de alterações no DNA que expliquem o quadro clínico do paciente. Por isso, é importante saber a suspeita clínica para entender qual exame é mais adequado para a investigação.

Variantes causadoras de doenças tem diferentes tamanhos e atingem diferentes regiões do nosso genoma. Explicamos sobre os tipos de variantes genéticas na parte III do nosso glossário.

Contudo, o pouco conhecimento que temos hoje sobre o impacto clínico das alterações genéticas nas regiões não codificantes (íntrons e regiões não-gênicas) faz com que as análises concentrem-se nas regiões de éxons ou próximas a elas. Por isso analisar todos os éxons de uma só vez é tão interessante.

O Exoma não substitui outros exames, mas, em comparação com os painéis de NGS, por exemplo, é mais abrangente. Em muitos casos, outros exames genéticos, como o MLPA, podem ser complementares ao Exoma.

 

Exoma Mendelics

Sequenciamento Completo do Exoma  + CNVs + Análise de DNA mitocondrial

A Mendelics é pioneira e líder na América Latina em Exoma. Com experiência de nove anos em diagnóstico genético utilizando NGS e tendo mais de 100 mil amostras analisadas, possui o maior banco de dados genômicos do Brasil e América Latina. Conheça nossa história.

O Exoma realizado na Mendelics, além de identificar alterações sutis na constituição dos éxons, como trocas simples de nucleotídeos (SNPs), também avalia variações no número de cópias (Copy Number Variations, CNVs) e, quando clinicamente indicado, pesquisa alterações no DNA mitocondrial, tudo com alta precisão e sensibilidade, e em um único exame.

Clique aqui para saber mais sobre o Exoma Mendelics.

18 respostas para “Você sabe o que é sequenciamento do exoma?

  1. Avatar de mariana sanchez dias
    mariana sanchez dias

    bom dia . consigo fazer exoma com sangue seco no papel filtro ??

    1. Avatar de Letícia Marcorin
      Letícia Marcorin

      Olá Mariana

      Na Mendelics trabalhamos somente com amostras de sangue em tubo EDTA e swab bucal.
      Você consegue tirar duvidas específicas sobre o processo de coleta e envio de amostras pelo nosso site https://mendelics.com.br/contato/.

      Quaisquer outras dúvidas, estamos à disposição.

  2. Avatar de Alanis
    Alanis

    Boa noite.
    Precisa de pedido médico?
    Para suspeita de Síndrome de Phelan MCDermid detecta alterações tanto no gene
    22q13 quanto o gene SHANK3?

    1. Avatar de Letícia Marcorin
      Letícia Marcorin

      Olá Alanis!

      Sobre o pedido médico: sim! Todo exame de diagnóstico de ser feito com pedido médico.
      Quanto ao diagnóstico da Síndrome de Phelan McDermid: temos uma exame MLPA para o diagnóstico dessa síndrome, que é causada por uma grande deleção na região 22q13, onde se encontra o gene SHANK3. Segue a página do exame para mais informações.

      Agradecemos muito o seu interesse nos conteúdos do nosso blog!

  3. Avatar de Priscila Weber
    Priscila Weber

    Tenho3 familiares com Alzheimer sendo dois deles minhas avós, meu neuro disse que eu poderia fazer o exame gênero para ir mais afundo e também ver outras doenças como câncer e as duas convulsões que tive. Posso fazer o mesmo sem receita médica e qual o valor?!?! Ou preciso de uma solicitação por escrito do médico?

    1. Avatar de Letícia Marcorin
      Letícia Marcorin

      Olá Priscila! Obrigada pelo seu comentário

      Os exames de diagnóstico devem sempre ser feitos a partir de um pedido médico.
      Você pode tirar todas essas dúvidas sobre valores e como fazer o pedido no nosso site http://www.mendelics.com.br/contato.

      Se quiser saber mais sobre o diagnóstico genético da doença de Alzheimer, indicamos esse artigo https://blog.mendelics.com.br/meu-pai-doenca-de-alzheimer/

      Quaisquer outras dúvidas, estamos à disposição!

  4. Avatar de Fernanda s. S.
    Fernanda s. S.

    Tenho um filho de 2 anos q fez o exame genético EXOMA( ele tem hipotonia e pequenas dismorfias, quem o vê nem acha q ele possa ter alguma coisa), porém, pediram para q eu(mãe) e o pai dele tbm fizesse a coleta. Quando acontece esse tipo de situação( coleta dos pais) é para comparar algo? Confirmar? … ?

    1. Avatar de Juliana Gomes
      Juliana Gomes

      Olá Fernanda,

      Sim, a coleta de DNA dos pais é feita para comparar com as variantes encontradas no filho. Nem todos os exames de Exoma necessitam desta complementação mas, em alguns casos, as informações sobre as variantes genéticas presentes nos pais podem contribuir com uma análise genética mais assertiva do time médico, auxiliando na conclusão do diagnóstico.

  5. Avatar de Paula Roberta André dos Reis
    Paula Roberta André dos Reis

    Olá meu filho ja fez um exoma com vcs e deu negativo. Consigo através desse exame ser reavaliado e tbm fazer a pesquisa mitocondrial devido ao quadro clínico dele? Como o médico q o acompanha deveria fazer o pedido?

    1. Avatar de Juliana Gomes
      Juliana Gomes

      Olá Paula,

      As variantes mitocondriais estão inclusas na análise do nosso exame de Exoma. Em casos específicos, o Exoma pode sim ser reanalisado.
      Para maiores orientações de como podem proceder, sugerimos que você entre em contato com o atendimento através do e-mail contato@mendelics.com.br ou pelo telefone (11) 5096-6001.

      Estamos à disposição!

  6. Avatar de RANDALL ALVARES BARBOSA
    RANDALL ALVARES BARBOSA

    Tenho 58 anos e fui diagnosticado pelo Neurologista com ataxia cerebelar desde a infância, lentamente progressiva sem histórico familiar. Meus pais já faleceram. O Neurologista solicitou o exame Sequenciamento NGS de exoma para investigação de ataxia de causa genética – mutação de nono.

    1. Avatar de Cleandra Gregório
      Cleandra Gregório

      Olá Randall,
      Obrigada por compartilhar sua história.
      Você ou seu médico podem encontrar mais detalhes sobre os exames, genes e doenças analisadas, no nosso site https://mendelics.com.br/especialidades/?keyword=ataxia
      Você também pode entrar em contato com o nosso atendimento por telefone ou email https://mendelics.com.br/contato/.
      Relembramos que todo exame de diagnóstico genético precisa de um pedido médico para ser realizado.
      Estamos à disposição!

  7. Avatar de Eliene Silvério da siva
    Eliene Silvério da siva

    Olá, boa noite! O exame exoma ele é através do sangue ou swab?

    1. Avatar de Nathália Taniguti
      Nathália Taniguti

      Olá, Eliene!
      Os exames genéticos realizados pela Mendelics, como o exame de exoma, podem ser feitos das duas formas: pela coleta de saliva da parte interna da bochecha (swab) ou pela coleta de sangue em tubo EDTA. O DNA obtido por esses dois tipos de coleta é de excelente qualidade, no entanto, existem alguns cuidados. O swab bucal não é indicado para a coleta de amostra em uma pessoa que realizou transplante de medula óssea; já a coleta de sangue não é indicada para pessoas que realizaram transplante de medula óssea ou que estão em tratamento quimioterápico.
      Caso tenha alguma dúvida sobre a realização de exames genéticos, entre em contato com a nossa equipe pelo site ou pelo telefone (11) 5096-6001.
      Lembrando que todo exame de diagnóstico precisa de um pedido médico para ser realizado.
      Estamos à disposição!

  8. Avatar de Andréia matias de souza
    Andréia matias de souza

    Qual a chance de um resultado positivo para determinada doença possa ser um falso positivo, e ter dado o laudo errado! Como solicitar uma nova análise de confirmação?

    1. Avatar de Nathália Taniguti
      Nathália Taniguti

      Olá, Andréia! Agradecemos seu comentário no blog.
      A análise das variantes genéticas detectadas por um teste genético é feita pelos especialistas com base no conhecimento científico que se tem momento. Após um período de tempo, é possível que, com base nos novos conhecimentos incorporados pela ciência, o resultado do teste mude, mas reforçamos que casos de falso-positivos são raros.
      O médico pode solicitar a reanálise de um exame genético após algum tempo, a fim de verificar uma possível atualização com relação à classificação das variantes genéticas associadas a uma doença, por exemplo.
      Além disso, o médico pode também pedir outros exames genéticos, que analisam genes diferentes que podem estar associados ao quadro do paciente.
      Recomendamos que converse com seu médico e, caso tenha alguma dúvida sobre reanálise do exame ou algum questionamento sobre um resultado que você recebeu, nos procure. Você pode entrar em contato pelo nosso site (https://mendelics.com.br/contato/) ou pelo telefone (11) 5096-6001.
      Estamos à disposição!
      Equipe Mendelics

  9. Avatar de Bia Paciornik
    Bia Paciornik

    Olá! Estar usando o coquetel para mitocondriopatia (Q-10; L-carnitina, ácido lipoico, creatina ) interfere no resultado do exoma mitocondrial? É necessário suspender o tratamento antes da coleta? Obrigada!

    1. Avatar de Cleandra Gregório
      Cleandra Gregório

      Olá Bia,
      o Painel de Doenças Mitocondriais, oferecido pela Mendelics, analisa o material genético nuclear e mitocontrial para fornecer o diagnóstico genético deficiências de complexos mitocondriais, defeitos de fosforilação oxidativa, síndromes de depleção mitocondrial, síndrome de Leigh, MELAS (Miopatia mitocondrial, encefalopatia, acidose lática e episódios semelhantes a apoplexias), neuropatia óptica hereditária de Leber, entre outras doenças.
      Desta forma, o tratamento não influência a análise.
      Caso tenha alguma dúvida sobre a realização de exames genéticos, entre em contato com a nossa equipe pelo site ou pelo telefone (11) 5096-6001.
      Lembrando que todo exame de diagnóstico precisa de um pedido médico para ser realizado.
      Estamos à disposição!
      Equipe Mendelics.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog at WordPress.com.