Quais são as origens das mutações associadas ao câncer?

Câncer é um grupo de mais de 100 doenças causadas por variantes patogênicas (mutações) em genes que atuam na divisão e crescimento celular.

As mutações fazem com que esses genes não executem suas funções corretamente, o que permite que as células escapem dos controles normais de crescimento e se dividam incontrolavelmente, formando o tumor.

Entenda mais sobre as causas do câncer e a importância dos exames genéticos.  

Essas mutações podem ser divididas em duas grandes categorias com base no tecido onde se originam. A origem da mutação é importante para a classificação do câncer e, principalmente, para a escolha de exames investigatórios e tratamentos.

Mutação na linhagem germinativa e mutação somática: qual é a diferença?

Mutação Somática

Mutações somáticas, ou adquiridas, são a causa mais comum de câncer e resultam de danos acumulados no DNA ao longo da vida, nas células somáticas, que são todas as células do nosso corpo com exceção das que dão origem aos óvulos e espermatozoides (Figura 1).

Esses danos podem ocorrer devido a vários fatores internos do organismo (exemplo: erros de divisão da própria célula) ou fatores externos, agentes carcinógenos (exemplos: tabagismo, exposição a produtos químicos, infecções, e radiação solar).  

Essas variantes somáticas surgem pontualmente em algumas células do corpo e não são passadas de pais para filhos (Figura 1)

Por exemplo, o câncer de mama pode se desenvolver devido a mutações que ocorrem durante a vida e se acumulam nas células da mama. Essas células alteradas, a princípio, só afetam a mama e não estarão presentes em outros órgãos do corpo (com exceção dos casos onde ocorre uma metástase – a disseminação das células cancerosas através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo).

Os cânceres que ocorrem por variantes somáticas são chamados cânceres esporádicos. Cerca de 90% dos cânceres ocorrem devido a variantes somáticas. 

O acúmulo de variantes genéticas somáticas durante a vida é comum em todas as células e não necessariamente causam câncer, pois a maioria delas são mutações neutras ou estão em partes não codificantes do genoma.

Mutação da linhagem germinativa

As mutações da linhagem germinativa são muito menos comuns, representando cerca de 5% a 10% de todos os cânceres

Uma variante da linhagem germinativa está presente nas células germinativas (gametas: espermatozoide e óvulo) e é passada diretamente de um pai/mãe para um filho no momento da concepção. À medida que o embrião se desenvolve, a variante patogênica é copiada para todas as células do corpo, incluindo nas células germinativas do bebê. 

Os cânceres causados ​​por variantes patogênicas da linhagem germinativa são chamados de herdados ou hereditários. Mais de 50 diferentes síndromes de câncer hereditário já foram identificadas, como a síndrome de câncer de mama e ovário hereditários

origens do câncer hereditário e germinativo
Figura 1: Ilustração da origem das mutações associadas ao câncer somático (esquerda) e hereditário(direita).

É importante ressaltar que estar exposto aos fatores de risco ou ter herdado uma variante patogênica associada ao câncer hereditário aumenta o risco de desenvolver câncer (comparado a quem não está exposto aos fatores ou não possui variante patogênica), mas não significa que a pessoa definitivamente terá a doença ao longo da vida.

Exames genéticos para diagnóstico de câncer

Compreender as mutações associadas ao câncer pode ajudar os especialistas a determinar quais terapias podem ser mais eficazes. 

Exames genéticos são capazes de detectar quais mutações estão associadas ao tumor do paciente e sua origem, se herdada ou somática. Essas informações podem ser utilizadas na definição de um plano de tratamento personalizado para o paciente, e no alerta para sua família.

Câncer esporádico – exame genético para estudo de variantes somáticas

Os exames genéticos para câncer esporádico analisam uma amostra do tumor para identificar as mutações somáticas presentes nele. Esse exame é conhecido como perfil molecular de biomarcadores oncológicos ou perfil molecular do tumor e pode ser realizado através de uma biópsia do tumor ou biópsia líquida, realizada com amostra de sangue (Figura 2).

O resultado do exame é importante para compreender o prognóstico do paciente e para a escolha de terapias específicas direcionadas ao perfil genético do tumor.

Hoje os principais testes genéticos para tratamento de câncer esporádico são de painéis de NGS.

Câncer hereditário – exame genético para estudo de variantes germinativas

Os exames genéticos para câncer hereditário analisam uma amostra do paciente, não do tumor, para identificar as mutações germinativas presentes nele (Figura 2). 

No câncer hereditário a mutação que causa a doença está presente em todas as células do corpo do paciente, por isso, exames para detecção desse tipo de câncer são realizados com amostra de DNA do sangue, mucosa bucal, saliva ou qualquer outro tecido.

Os principais exames genéticos para câncer hereditário são realizados por Sequenciamento de Nova Geração (NGS), como o Painel de Câncer de Mama e Ovário Hereditários, e exames de MLPA. Eles servem para diagnóstico (confirmar se a causa do câncer é hereditária) e para definir procedimentos e tratamentos preventivos, além de servir de alerta para a família do paciente, que deve seguir com medidas preventivas, como aconselhamento genético e acompanhamento médico regular.  

exames genéticos para câncer somático e hereditário
Figura 2: Ilustração dos diferentes tipos de amostras utilizadas nos exames genéticos para diagnóstico de câncer somático (esquerdo) e hereditário (direito).

Dependendo do tipo de câncer, os exames genéticos para câncer somático (análise molecular do tumor) e hereditário (pesquisa por variantes patogênicas germinativas) podem ser mutuamente indicados ​​para ajudar a selecionar as opções de tratamento.

Saiba mais sobre testes genéticos e seu impacto no tratamento para câncer de mama hereditário.

Outubro Rosa na Mendelics

Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente no mês de outubro com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de mama. 

Sabemos que a predisposição genética é um dos fatores de risco mais bem estabelecidos para câncer de mama, com até 10% dos casos sendo causados por mutações herdadas. Por isso, queremos ressaltar a importância dos exames genéticos para famílias com múltiplos casos de câncer. 

Abrace Sua Genética!

O autocuidado vai além da mamografia. Nesse #OutubroRosa lembre-se de que os exames genéticos são aliados na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. 

A Mendelics oferece vários exames genéticos para câncer hereditário. Converse com um médico de sua confiança e, se houver a necessidade de um exame de diagnóstico genético, entre em contato conosco!

Dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo.  

Conheça os exames genéticos para câncer de mama

Referências

  1. Anthony JF Griffiths, Miller JH, Suzuki DT, Lewontin RC, Gelbart WM. Somatic versus germinal mutation. Nih.gov. Published 2017. Accessed September 28, 2021. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK21894/
  2. NCI Dictionary of Cancer Terms. National Cancer Institute. Published 2021. Accessed September 28, 2021. https://www.cancer.gov/publications/dictionaries/cancer-terms/def/somatic-mutation
  3. NCI Dictionary of Cancer Terms. National Cancer Institute. Published 2021. Accessed September 28, 2021. https://www.cancer.gov/publications/dictionaries/cancer-terms/def/germline-variant

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog at WordPress.com.