De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre brasileiros, somando mais de 65 mil novos casos por ano.

O câncer de próstata soma 29,2% de todos os casos de câncer diagnosticados em homens brasileiros.

Veja mais conteúdos da campanha  Novembro Azul Mendelics: Abrace Sua Genética.

 

O câncer de próstata

Esse tipo de câncer se desenvolve somente em pessoas do sexo masculino, na próstata, um órgão localizado embaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

A próstata compõe o sistema reprodutivo masculino e é responsável pela produção de parte do líquido seminal, que transporta e nutre os espermatozóides. Essa glândula produz cerca de 10 a 30% do que compõe o semem. Em jovens adultos, a próstata tem o tamanho de uma noz, contudo, com a idade o tamanho da glândula pode aumentar.

O câncer de próstata é considerado pelo INCA como um câncer da terceira idade, uma vez que 75% dos casos se desenvolve após os 65 anos. Os casos mais precoces, apesar de menos frequentes, podem ser bastante preocupantes, uma vez que costumam ser mais agressivos e podem ser um indicativo da forma hereditária do câncer de próstata.

O câncer hereditário de próstata corresponde a cerca de 10% dos casos e costuma se desenvolver antes dos 50 anos de idade. Nesses casos, variantes genéticas que aumentam a predisposição ao desenvolvimento do câncer são herdadas e podem estar presente em vários membros da família.

 

Fatores de risco de câncer de próstata

Existem alguns fatores, tanto ambientais como genéticos, que podem aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de próstata.

 

Fatores de risco ambientais

Os fatores ambientais são os responsáveis pelo desenvolvimento da maior parte dos cânceres, incluindo o de próstata. Esses fatores causam o acúmulo de mutações em algumas células do corpo ao longo da vida até que, em alguns casos, esse acúmulo leva ao desenvolvimento de um tumor.

O câncer causado por fatores ambientais é chamado esporádico e costuma se desenvolver depois dos 50 anos de idade. Nos casos de câncer de próstata, 75% deles se desenvolvem somente após os 65 anos de idade.

Os principais fatores não-hereditários que podem aumentar o risco de câncer de próstata são:

  • Idade: a maior parte dos casos se desenvolve a partir dos 65 anos . O risco aumenta com a progressão da idade.
  • Obesidade: o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado (quando o tumor preenche toda a próstata, se estende para as glândulas que ajudam a produzir sêmen, ou para a bexiga).
  • Exposição a agentes carcinogênicos: arsênio (cigarro, conservante de madeira, fabricação de vidro e agrotóxico), produtos de petróleo e indústria da borracha (N-nitrosaminas, HPA, solventes e ftalatos), fuligens e fumaças (cigarro, motor de escape de veículo e fábricas), cádmio (cigarro, produção de pigmentos e baterias, indústria mecânica).
  • Consumo de cigarro.
  • Consumo excessivo de álcool.

 

Fatores de risco para câncer de próstata

Fatores de risco genéticos

Já são conhecidas algumas mutações genéticas que podem aumentar o risco de desenvolver o câncer de próstata. 

O risco de desenvolver câncer de próstata na população masculina geral é de 10%. Ou seja, a estimativa de é que 1 a cada 10 pessoas do sexo masculino desenvolvam câncer ao longo da vida.

Principais genes associados ao desenvolvimento de câncer de próstata hereditário

As formas hereditárias de câncer podem afetar a família toda, independente do sexo, pois muitos dos genes estão associados ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Como exemplo, na tabela temos os genes BRCA1 e BRCA2, muito conhecidos por aumentarem a predisposição ao desenvolvimento de câncer de mama e ovário, e que também aumentam o risco de desenvolver câncer de próstata.

Cerca de 10% dos casos diagnosticados de câncer são hereditários.

Os genes BRCA1 e BRCA2 levam ao aumento do risco de câncer de ovário em pessoas do sexo feminino, câncer de próstata em pessoas do sexo masculino, e cânceres de mama e pâncreas em ambos os sexos.

Por isso, o histórico familiar de câncer na família, não apenas casos de câncer de próstata, pode ser um indicativo de que há uma mutação sendo passada de geração em geração. Nesses casos, os testes genéticos são muito importantes para identificar a mutação causadora da doença na família.

Outro fator que pode aumentar o risco de desenvolver o câncer de próstata é a composição ancestral. O câncer de próstata tem maior prevalência em populações africanas e caribenhas, por isso pessoas com ancestralidade dessas populações podem ter um risco aumentado.

 

Rastreio do câncer de próstata

O diagnóstico precoce é essencial para uma maior chance de cura. Por isso, é importante fazer os exames preventivos, principalmente depois dos 50 anos de idade. Para casos de histórico familiar ou ancestralidade africana ou caribenha, as recomendações são feitas pelo médico de maneira individualizada.

O rastreamento do câncer de próstata é feito por dois exames simples:

  • Dosagem de PSA: é um exame de sangue que mede a concentração de PSA (antígeno prostático específico). Quando há alterações na próstata, os níveis de PSA ficam elevados e, em conjunto com outras avaliações, o médico poderá verificar se trata-se de um indicativo de desenvolvimento tumoral.
  • Exame do toque retal: é realizado pelo médico que, inserindo o dedo indicador no reto (final do intestino grosso) do paciente, consegue avaliar o tamanho, formato e textura da próstata, a fim de identificar mudanças que possam ser causadas por um tumor.

O câncer de próstata muitas vezes demora para ser diagnosticado, pois muitos casos são assintomáticos por muito tempo. Um tumor na próstata pode levar até 15 anos para atingir 1 cm3. Porém, alguns pacientes podem apresentar:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite
  • Sangue na urina

Se percebeu algum desses sintomas, procure um médico.

 

Novembro Azul na Mendelics

Assim como outros tipos de cânceres, a forma hereditária do câncer de próstata soma cerca de 10% dos casos diagnosticados. Testes genéticos de predição de risco de câncer hereditário podem identificar as alterações genéticas que aumentam o risco de desenvolver a doença.

Neste Novembro Azul, preparamos conteúdos informativos sobre o câncer de próstata, seguindo a nossa campanha #AbraceSuaGenética, que foi iniciada durante o Outubro Rosa.

Veja os artigos sobre câncer de mama e o Outubro Rosa.

Siga a Mendelics nas redes sociais e assine a nossa newsletter para acompanhar toda a campanha, onde vamos abordar as causas do câncer de próstata, quais os fatores de risco, e como prevenir e diagnosticar a doença.

Procure seu médico para saber mais sobre o câncer de próstata e quando deve iniciar os seus exames. Se houver necessidade de fazer um teste genético, a Mendelics oferece diversos exames, incluindo o Painel de Câncer de Próstata Hereditário, que analisa 40 genes associados ao desenvolvimento da doença.

Conscientize-se. Abrace sua Genética!


Referências:

INCA – Câncer de Próstata

INCA – Ambiente, Trabalho e Câncer: Aspectos Epidemiológicos, Toxicológicos e Regulatórios

Movember Foundation – Movember History

National Cancer Institute

Global Cancer Observatory

Kheirandish P. e Chinegwundoh F. 2011. Ethnic differences in prostate cancer. British Journal of Cancer, 105(4), 481–485. https://doi.org/10.1038/bjc.2011.273.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog at WordPress.com.