O que é o MLPA?

O MLPA (Multiplex Ligation-dependent Probe Amplification) é uma técnica de biologia molecular utilizada no diagnóstico genético de doenças ou síndromes genéticas causadas por variações no número de cópias (CNVs; Copy Number Variations) em éxons do gene de interesse.

As CNVs abrangem as deleções (perda de material genético) e duplicações (ganho de material genético) maiores do que 1kb (1.000 pares de bases) (Figura 1).

deleção e duplicação cnv
Figura 1: Exemplos de alterações detectadas pelo MLPA (clique para ampliar)

Para que serve o MLPA?

O MLPA pode ser utilizado para identificar CNVs em um único gene, em uma região associada a uma síndrome conhecida e até detectar ganhos e perdas de cromossomos inteiros. 

Assim, o MLPA é uma ferramenta diagnóstica importante para pacientes com suspeita clínica de aneuploidias, síndromes de microdeleções ou microduplicações, câncer hereditário e outras doenças genéticas causadas por CNVs (Exemplo: Distrofia Muscular de Duchenne – DMD, Atrofia Muscular Espinhal – AME).

MLPA: entenda o teste

O MLPA é uma técnica de PCR multiplex (reação em cadeira da polimerase múltipla) capaz de detectar CNVs simultaneamente em até 50 alvos diferentes em uma única reação. O MLPA requer apenas o uso de um kit comercial que contém as sondas, um termociclador e um aparelho de eletroforese capilar. Cada uma das sondas do kit contem a sequência da região alvo e um primer universal que permite a amplificação simultânea de todas as regiões de interesse (1). 

Qual a diferença entre o SNP-array e o MLPA?

O SNP-array e o MLPA são técnicas que identificam CNVs, porém há importantes diferenças entre elas. O SNP-array rastreia o genoma humano para detectar CNVs em milhares de genes. Assim, este exame pode ser solicitado para paciente com quadro clínico de causa desconhecida, pois não há necessidade de suspeita a priori de alteração em um determinado gene(s). 

Por outro lado, a análise do MLPA está restrita a regiões específicas: éxons de um único gene ou éxons de alguns genes associados a uma síndrome. Por isso, exames de MLPA só podem ser solicitados para pacientes com suspeita clínica de doença já conhecida e com kit de MLPA disponível. 

O MLPA também não identifica alterações em mosaico. Mesmo com essas importantes restrições, o MLPA apresenta maior sensibilidade que o SNP-array para detecção de CNVs, principalmente as que abrangem poucos éxons.  

O SNP-array e o MLPA não identificam rearranjos equilibrados (Exemplo: translocações e inversões).

Diagnóstico genético por MLPA e a Mendelics

A missão da Mendelics é oferecer exames genéticos complexos a preços acessíveis, democratizar o acesso ao diagnóstico genético e divulgar a importância dos exames genéticos entre os médicos, operadoras de saúde e pacientes.

Quer saber mais sobre o MLPA e sobre os exames da Mendelics que usam essa técnica? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (11) 5096-6001 ou através do nosso site.


Referências

1 – MRC Holland, MLPA technique

6 respostas para “Diagnóstico Genético por MLPA

  1. Avatar de Lucio
    Lucio

    O trecho abaixo apresenta um erro de unidade, podendo causar grande confusão para quem não sabe a definição exata e ou a unidade.

    “(…) maiores do que 1kb (10.000 pares de bases) (…)”

    Afinal são 1.000 pares de base (1 kb) ou 10.0000 (10kb).

    1. Avatar de Ágatha Faria

      Olá Lúcio, muito obrigada por acompanhar nosso blog e pelo comentário. Somos muito preocupados em transmitir sempre um conteúdo de valor para nossos leitores e já corrigimos o texto. Continue acompanhando nossos conteúdos no blog e nas nossas redes sociais. Abraços,
      Equipe Mendelics

  2. Avatar de Whellida de Oliveira Sousa
    Whellida de Oliveira Sousa

    Minha filha de 4 anos tem todas as características de Síndrome de Williams. Esse exame MLPA dá pra fechar o diagnóstico da Síndrome de Williams?

    1. Avatar de Ágatha Faria

      Olá Whellida, tudo bem? A Mendelics possui em exame próprio para o diagnóstico molecular da Síndrome de Williams. Você pode ler sobre ele nesse link: https://www.mendelics.com/especialidades/genetica-medica-pt/sindrome-de-williams-mlpa-da-regiao-7q11-23/. Recomendamos que consulte um médico geneticista para confirmar se o exame é adequado para as características clínicas da sua filha. Lembramos que exames de diagnóstico genético necessitam de pedido médico.

      Estamos a disposição para esclarecer outras dúvidas.
      Equipe Mendelics

  3. Avatar de Mariana Carrera
    Mariana Carrera

    Existe uma suspeita que eu e meu filho temos Síndrome de Ehler-Danlos. o Exoma do Mendelics detecta isso? Ou existe algum outro exame?

    1. Avatar de Letícia Marcorin
      Letícia Marcorin

      Olá Mariana,

      A Mendelics possui um exame específico para diagnóstico das diferentes formas de síndrome de Ehlers-Danlos, o Painel de Ehlers-Danlos e Cutis Laxa.

      Converse com o seu médico e entre em contato com o nosso atendimento para saber mais sobre o exame. https://www.mendelics.com.br/contato/

      Quaisquer outras dúvidas, estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog at WordPress.com.