A história da Mendelics

A última década na medicina foi marcada pelas grandes inovações que a genética trouxe para as áreas de oncologia, doenças raras e medicina reprodutiva. Essa revolução só foi possível com o advento dos primeiros Sequenciadores de Nova Geração (Next Generation Sequencing, NGS), a partir da segunda metade da década de 2000.

Esses equipamentos aumentaram em milhões de vezes a capacidade de análise do genoma humano e reduziram o custo e tempo de sequenciamento.

A história da Mendelics iniciou-se em 2012, quando o NGS ainda era uma técnica emergente que começava a ser utilizada na pesquisa acadêmica e em alguns laboratórios de diagnóstico nos EUA e na Europa.

No começo de sua trajetória a empresa ofereceria serviços de análises de dados de NGS em um programa de desenvolvimento próprio, chamado de Abracadabra®. Porém, a missão de nossos fundadores de oferecer um diagnóstico genético de qualidade, levou-os a  expandir o escopo da empresa e implantar o primeiro laboratório de NGS do país.

Nossa missão é tornar o diagnóstico genético rápido, preciso e acessível para todos que necessitam

Com a maior estrutura laboratorial de sequenciamento da América Latina e com processos técnicos e de análises pioneiros e com padrão de qualidade internacionais, a Mendelics rapidamente consolidou-se como referência em diagnóstico de doenças raras e câncer hereditário.

A Mendelics é único laboratório de base genômica latino americano a obter as acreditações do CAP (Colégio Americano de Patologistas – #8671464), da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro de acordo com a ABNT NBR ISO 15189 pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC- #32290508). Além da qualidade técnica, desenvolvemos também uma eficiente estrutura logístico-operacional para atender nossos clientes em qualquer lugar da América Latina. 

Além de exames de sequenciamento, ao longo dos anos expandimos o nosso portfólio para oferecer um número cada vez maior de exames genéticos, incluindo MLPA (Amplificação Multiplex de Sondas Dependente de Ligação), SNP-Array (Microarranjos de DNA de alta densidade), entre outros.

Também revolucionamos a forma como fazemos triagem neonatal no Brasil com o lançamento do Teste da Bochechinha em 2017. Inicialmente o teste investigava 150 doenças raras da primeira infância. Mas estamos sempre atentos aos avanços da medicina genômica e o teste evoluiu para analisar mais de 340 doenças.

Em 2019 resolvemos deixar a genética mais perto de você e foi aí que surgiu o meuDNA, nossa marca irmã que traz produtos de saúde e ancestralidade para o público final. Com o meuDNA você conhece mais sobre a sua saúde e suas origens.

No ano seguinte veio a pandemia do novo coronavírus e vimos que era hora de inovar novamente. Lançamos o #PARECOVID, o primeiro teste para detecção do SARS-CoV-2 por saliva do Brasil. O nosso teste é de coleta simples e com resultados rápidos, em até 24h. Com isso, além da nossa capacidade de processamento de até 110 mil testes por dia, o #PARECOVID auxilia na testagem em massa, com a missão de parar a COVID-19.

Ao trazer a tecnologia de NGS para o Brasil e oferecer exames genéticos complexos a preços acessíveis, contribuímos para democratizar o acesso ao diagnóstico genético e divulgar esse tipo de exame entre os médicos, operadoras de saúde e pacientes. 

Com a missão de contribuir também para a comunidade científica, a Mendelics já submeteu, com a permissão dos pacientes e de forma anonimizada, mais de 9200 variantes no banco de dados ClinVar do National Center for Biotechnology Information. Estamos entre os 25 maiores submissores mundiais desse banco, e somos a instituição brasiliera que mais contribui. 

A liderança do diagnóstico genético na América Latina e a credibilidade internacional que alcançamos é resultado da eficiência de todos os setores da nossa empresa e do apoio e confiança de nossos clientes, médicos, parceiros e pacientes.

Com mais de 100.000 amostras processadas e com uma equipe de mais 300 colaboradores na América Latina, prosseguimos com a nossa missão de tornar o diagnóstico genético rápido, preciso e acessível para todos que precisam.

Conheça a Mendelics.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog at WordPress.com.